Perfil financeiro: O que é e Como saber o seu?
Entender o seu perfil financeiro será essencial para a melhora da sua vida econômica, reconhecendo aquilo que precisa ser feito diante da situação na qual se enquadra. Sabendo disso, entenda melhor sobre o assunto logo abaixo:
O que é Perfil financeiro?
Somos seres individuais e isso se torna válido também quando o assunto são investimentos, já que nesse sentido cada pessoa tem suas características particulares, desde disposição a riscos até valores que são gastos por mês, incluindo ainda possíveis pagamentos de dívidas.
Essas características são fundamentais para entender o melhor investimento para você, já que a análise e estabelecimento de um perfil financeiro serve para que seja enquadrado em grupo que converse com os seus ideias e necessidade, mas sobretudo com a sua realidade.
Como saber o seu Perfil financeiro?
Entender o seu perfil financeiro é essencial, e para isso será preciso uma boa dose de autoconhecimento, te permitindo compreender a relação que estabelece com o dinheiro e assim, percebendo as suas características de trato diante do mesmo.
Para isso, comece analisando os gastos gerais que você possui, tanto aqueles com contas cotidianas, como água e luz, quanto os que envolvem cartões de crédito, por exemplo. A partir disso, estabeleça uma ligação com o valor que recebe, entendendo as renunciais que está disposto a fazer e o que não pode ser mudado para que comece a investir com sabedoria.
Exemplos de Perfis financeiros:
Há perfis financeiros pré estabelecidos para que possamos nos enquadrar de formas mais simples e, a partir disso, compreender nossas próprias especificações enquanto prováveis investidores. Abaixo, conheça cada um desses grupos:
-
- Perfil poupador
Esse é o perfil de quem coloca em prática muitos planejamentos para o futuro, entendendo a importância do dinheiro para a realização deles e, diante disso, economizando sempre que possível. Também não gostam de correr riscos, já que dinheiro para essas pessoas deve representar segurança e estabilidade.
-
- Perfil gastador
Já esse grupo costuma ter dificuldades para investir diante da falta de dinheiro para isso, pois gastam muito com coisas desnecessárias, o que gera pedido de empréstimos e dívidas recorrentes.
-
- Perfil desligado
Esse é um meio termo entre os perfis anteriores, já que não são tão econômicos mas conseguem se organizar sem gastar tudo o que ganham. Mas ainda assim, mesmo com um valor sobrando ao final de cada mês, não são engajados no meio financeiro.
-
- Perfil devedor
Esse é um cenário complicado, já que se trata de pessoas com gastos superiores a sua renda, gerando empréstimos e dívidas frequentes, considerando ainda os altos juros que costumam enfrentar.T Também possuem dificuldade em planejar o futuro e claro, não costumam investir.
-
- Perfil investidor
Quem busca entender a melhor forma de cuidar do seu dinheiro e o fazer render, colocando essas ideias em prática, está enquadrado no perfil investidor. Essas pessoas são estáveis, planejadas e econômicas, além de não terem receios em arriscar, mesmo que antes estudem bem o risco do investimento a ser feito.