O que é Incorporação? Entenda como Funciona
Há muitos termos singulares associados ao âmbito financeiro, e um deles se trata da incorporação, palavra essa que representa uma importante operação imobiliária. Abaixo, siga entendendo melhor sobre o seu significado e funcionamento, olha só:
O que é Incorporação?
Chamamos de incorporação o processo de regularização e formalização para que sejam construídos novos empreendidos imobiliários a partir de uma base autônoma, o que é mencionado ainda na própria Legislação a partir da Lei Federal nº 4.591/64, popularmente conhecida somente como Lei das Incorporações.
Com isso, a partir da legalidade conquistada pela execução correta do processo de incorporação, empreendidos passam a existir para a Lei, a exemplo de apartamentos, vagas para estacionamento e tantas outras possibilidades.
Dessa maneira, o espaço de construção passa a apresentar um valor maior que aquele exercido apenas ao terreno em si, tendo em vista o reconhecimento da construção realizada no espaço.
Veja Também: O que é Fiador?
Como funciona a Incorporação Imobiliária?
O processo para a Incorporação imobiliária é um tanto quanto exigente, mas de modo geral basta organizar a documentação necessária, sempre em duas vias e com firma reconhecida quando preciso, e fazer a entrega ao Cartório de imóveis.
As documentações exigidas nesse sentido envolvem certificação sobre a construção, dados sobre a estrutura em si, licenças e certidões tributáveis.
Diferença entre Incorporação e Incorporadora
Os termos incorporação e incorpora podem causar algumas dúvidas e até mesmo confusões na prática, mas a diferença entre eles é até bem simples. Basta entender que incorporadora é a parte responsável pelo processo de incorporação.
Vale frisar ainda que isso pode ocorrer tanto por pessoa física quanto jurídica.