O que é Fiador: Entenda suas responsabilidades
O Fiador cumpre uma função de extrema importância, se responsabilizando financeiramente por relações comerciais, trazendo uma maior garantia para a execução da mesma conforme o esperado pelos envolvidos, sobretudo por parte do credor.
Abaixo, entenda melhor sobre e tire outras dúvidas sobre o que é fiador, compreendendo ainda de forma mais ampla quais são as responsabilidades ligadas a ele.
O que é Fiador?
Chamamos de Fiador a pessoa que é selecionada e aceita se colocar a frente da responsabilidade de relações financeiras, sendo recorrido caso haja problemas de não realização do pagamento para garantir o mesmo.
É comum que ele seja exigido como um meio de segurança para o repasse de valores acordados, sendo colocado como ponto essencial para o estabelecimento de negociações com bancos e imobiliárias, por exemplo.
Veja Também: O que é Adimplência?
Critérios para ser Fiador
Diante da exigência de um fiador, logo precisamos pensar em alguém que aceitaria se colocar nessa posição, mas também que está de acordo com os parâmetros básicos para ser incluído como tal, já que para essa garantia existir, há critérios a serem seguidos.
Dentre as exigências nesse sentido, podemos citar que o fiador deve responder aos seguintes itens:
- Ter mais que 18 anos;
- Apresentar renda capaz de suprir possíveis pagamentos;
- Ser proprietário legal de um imóvel, como forma de garantia;
- Não ser inadimplente.
Tipos de Fiador
Encontramos ainda dois diferentes tipos de fiador, vamos entender individualmente sobre cada um deles:
Fiador subsidiário
O Fiador subsidiário é aquele que se responsabiliza pelo pagamento da dívida em caso de falta de pagamento, mas de forma mais específica quando já foram utilizados os bens do contratante.
Fiador solidário
Já o Fiador solidário é marcado por acordar a responsabilidade pelo pagamento em qualquer situação onde o contratante não possa seguir com o mesmo, sendo utilizada um contrato solidário nesse caso.