Mercado Cambial: O que é e Como funciona?
O Mercado Cambial é o meio que temos para realizar a comercialização de moedas estrangeiras. Mas para além disso, é claro que há muitos outros detalhes sobre ele. Abaixo, confira e entenda melhor:
O que é Mercado Cambial?
Chamamos de Mercado cambial aquele que ocorre na esfera global, justamente por possibilitar que moedas dos mais diversos países sejam comercializadas, propiciando transações internacionais sobretudo a partir da troca de moedas.
Assim, esse Mercado se mostra fundamental para diversas relações econômicas, a exemplo de momentos onde recebemos certo pagamento em moeda estrangeira ou quando participamos de investimentos relacionados a outros países e, portanto, a uma outra moeda.
Veja Também: Mercado de Capitais
O Mercado Cambial na prática
Já em sentido prático, se torna ainda mais simples entender esse Mercado. Basta pensar que ele exige uma espécie de moeda de troca, portanto é capaz de nos oferecer euros mediante a entrega de reais, ou seja, é uma transação que sempre depende de pares para ser continuada.
Todo o processo ocorre com intermediação das instituições financeiras e ao longo dele é possível que seja preciso lidar com flutuações de câmbio. Vale ainda frisar que o seu funcionamento vai desde o domingo até a segunda, estando ativo por 24 horas nesse período.
Veja Também: Mercado monetário
Como funciona a Taxa cambial?
Para estabelecer uma relação com o Mercado cambial, devemos ainda ter em mente a taxa cambial que o envolve. Ela se refere ao poder de compra de uma moeda estrangeira diante de outra, expressando o valor que será dado e recebido nessa troca.
Atualmente o Banco Central do Brasil prática o modelo de taxa flutuante, o que significa dizer que o valor pode mudar de acordo com a oferta e procura, havendo uma maior liberdade de mudança nos valores em questão.