Economia BR

Tudo sobre finanças e economia

O que é Adimplência?

Se você está em dia com todas as suas contas, é possível que você está em Adimplência, termo ligado a quitação total de dívidas, o que é visto de forma muito positiva pelo setor econômico, tanto de forma pessoal quanto para outras instituições.

Assim, para que entenda melhor, reunimos ainda outras informações abaixo, além de uma explicação mais cuidadosa sobre o significado do termo. Confira:

O que é Adimplência?

A Adimplência se refere ao devido cumprimento de todas as obrigações financeiras de um indivíduo, ou seja, é quando ele consegue quitar todos os valores de dívidas que podem ter sido feitas anteriormente, zerando suas demandas nesse sentido.

Essa é uma situação muito desejada, visto que a Adimplência interfere automaticamente em outros pontos, anulando possíveis restrições que a pessoa poderia enfrentar em suas finanças, como a solicitação de empréstimos e financiamentos, por exemplo.

Veja Também: O que é Oligopsônio?

Pontos positivos da Adimplência

Assim, há muitas vantagens percebidas na prática diante da conquista da Adimplência, visto que sem a existência de cobranças ligadas ao seu CPF ou CNPJ, determinada pessoa ou instituição pode retomar o seu poder de compra.

Com isso, podemos citar que dentre suas principais vantagens, estão:

  • Solicitação de empréstimos;
  • Aumento no limite de cartão de crédito;
  • Pedido de financiamento;
  • Melhores condições de parcelamento;
  • Finalização de cobranças constantes.

O que é Atestado de Adimplência?

O Atestado de Adimplência é um certificado de situação financeira solicitado com recorrência diante de determinadas relações financeiras, como quando entramos com um pedido ao banco para obter empréstimos.

Assim, por meio dele, a instituição em questão pode verificar se não há dívidas em atraso ligadas a documentação do solicitante, o que certamente irá interferir no retorno, seja ele positivo ou negativo.

Por essas e tantas outras razões, é indicado que se busque quitar dívidas o quanto antes, sendo possível contar em alguns casos com o desconto de Adimplência, para que se tenha melhores condições de pagamento.

2022.12.14