Fordismo: O que é e Quais são suas Características?
A economia, mesmo que de modo diferente do que conhecemos hoje, esteve presente em muitos momentos históricos, ganhando características singulares. Exemplo disso é o Fordismo, entenda melhor sobre ele logo abaixo:
O que é Fordismo?
Chamamos por Fordismo um importante sistema de produção que surgiu no Estados Unidos logo no começo do século XX a partir do Henry Ford, que também deu nome ao modelo. A essa altura, você pode estar pensando na empresa de automóveis Ford e sim, existe uma forte ligação com a mesma, já que ele foi pensado para atender a demandas da indústria automobilística.
Tendo funcionado anteriormente na fabricação de carros, o modelo acabou se propagando em grande parte do mundo e claro, atendendo também a outras escalas industriais de nichos diferentes, uma vez que possibilita adaptações nesse sentido.
Veja Também Toyotismo
Características do Fordismo:
Diante da necessidade de alavancar produção, o Fordismo surge privilegiando a automatização de diversas fases da cadeia produtiva, com uma linha de montagem feita a partir do uso de máquinas, mas sem deixar a qualidade do produto final de lado, havendo uma avaliação do produto ao final.
Além disso, ele privilegia também a diminuição de custos, já que produzindo em massa se tornou também possível baratear o valor de determinados produtos. Com ele, a curto prazo foi possível resolver muitos impasses enfrentados no momento em questão.
Veja Também Monopólio econômico
Pontos positivos do Fordismo:
No sistema Fordista, o trabalhador deveria ser devidamente especializado na sua função, uma vez que por ele passava funções como o controle de qualidade de partes específicas, uma vez que a divisão do trabalho foi muito presente nesse sentido.
Foi nesse momento que houve também um maior rigor quanto a padronização dos produtos, uma vez que a análise final da produção por alguém especializado garantia ao consumidor final uma maior qualidade em sua compra.
É interessante frisar também que por certo tempo o Fordismo aumentou as vendas e diminuiu custos na produção, movimentando a industria de forma positiva.
Veja Também Lucros cessantes
Pontos negativos do Fordismo:
Infelizmente, a produção em tão larga escala não conseguiu se manter eficaz por muito tempo, o que acabou por gerar uma superprodução, momento marcado por estoques parados, já que a queda de preços fez com que muita gente tivesse acesso aos produtos anteriormente, de forma quase simultânea.
Inclusive, aos seus pontos negativos se ligam momentos de grandes preocupações para o setor econômico, a exemplo da Crise de 1929 que causou uma grande desvalorização para o campo da industria e economia de modo geral.