Monopólio econômico: O que Significa?
O Monopólio é uma prática que esteve presente em diversos contextos e reflete distintas estruturas sociais. Abaixo, entenda sobre ele do ponto de vista econômico e se permita refletir sobre:
O que é Monopólio?
Quando falamos em monopólio, estamos automaticamente nos referindo a concentração de mercado em apenas uma empresa, fazendo com que não haja concorrência e automaticamente aumentando preços a serem praticados.
Na prática, podemos pensar como seria se uma única empresa produzisse e comercializasse leite, o que iria restringir o mercado e fazer com que os preços aumentassem, já que grande parte da população buscaria pelo alimento e entraria em pauta o debate sobre oferta e demanda.
O Monopólio é bom ou ruim?
Partindo do entendimento sobre Monopólio, é provável que tenha passado também a refletir sobre os pontos positivos e negativos sobre mas para entender isso de forma efetiva, será necessário contextualizar seu papel no mercado, seja ele de produtor ou consumidor.
Empresas com essa característica apresentam considerável probabilidade de sucesso então, nesse sentido, podemos evidenciar um lado positivo. Contudo, a parte negativa se sobressai, já que a falta de competição aumenta os presos, criando maior controle sobre lucros e dificultando o acesso de grande boa parte da população a compra por questões econômicas.
O Monopólio é legal ou ilegal?
Na prática o Monopólio tem sido cada vez mais raro, isso porque há instituições voltadas a inibir a prática, entendendo para tanto que a concorrência é parte essencial da movimentação do mercado de forma ampla.
Ainda assim, vale frisar que o Monopólio constitui uma prática ilegal no Brasil, mesmo que haja diversas aberturas para que ele se torne possível em meio a dribles constantes na Lei.